Por: Escola do Parlamento - Foto: Allan S. Ribeiro
Nesta segunda-feira, 11/06, com a coordenação da Escola do Parlamento e do Programa Câmara na Escola, foi concluída a primeira edição do Programa Estágio-Visita, com a realização no plenário da Câmara Municipal da oficina legislativa com os alunos da FEA – RP/ USP, em sessão didática deliberando sobre o plano diretor.
Para a condução dos trabalhos da oficina os acadêmicos contaram com o apoio da coordenadoria legislativa da Câmara, da assessoria jurídica do gabinete do Vereador Isaac Antunes e com a coordenação docente da Profa. Dra. Claudia Passador, especialista em gestão pública da USP, coordenadora do projeto de extensão Nexos da FEA – RP/USP.
A oficina legislativa foi realizada em um formato misto que possibilitou aos universitários exercitarem atividades das comissões permanentes do parlamento e também debaterem o plano diretor pelo plenário como em uma sessão ordinária, com uma abordagem acadêmica, que incentivou o estudo da matéria e a oralidade dos universitários.
O Estágio-Visita foi instituído pela Resolução nº 23/2018 e se destina a universitários da rede pública ou privada, sendo inspirado no programa similar em funcionamento na Câmara dos Deputados, que naquele órgão atende universitários de todo o país, sendo conduzida pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).
Esta edição inicial do programa contou com atividades que além da realização da oficina legislativa ofereceu neste mês (04 e 07/06) aos alunos da USP, a Visita Técnica à Câmara Municipal de Ribeirão Preto (câmara na escola), a apresentação sobre escola de governo e noções de processo legislativo (escola do parlamento), além de um diálogo com a Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal e explicação sobre o plano diretor.
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